Vanessa Oliveira, compositora da canção ganha pela segunda vez o título
A grande final do 3º Festival Viola dos Gerais, realização da Fundação Cultural Roda de Viola em parceria com a Inter TV, terminou neste domingo (26) em Montes Claros (MG). A compositora Vanessa Oliveira venceu o concurso pela segunda vez; nesta edição, com a música “O progresso passou longe”, interpretada por Henrique e Alexandre.
Centenas de pessoas compareceram à Praça dos Jatobás para acompanhar os momentos finais do Festival. A noite começou com muita fé e devoção. O padre João Paulo Ponciano celebrou a missa da viola, que emocionou o público. Uma chuva de bênçãos para as músicas que mais tarde seriam apresentadas. Em seguida, foi a vez da Orquestra de Moda de Viola dos Vales de Minas Gerais subir ao palco. O conjunto nasceu há três anos, possui 30 integrantes e se apresentou pela primeira vez na cidade.
A terceira edição do Viola dos Gerais bateu recorde de inscrições. Mais de 200 músicas foram enviadas para participar do concurso. Após uma minuciosa avaliação, 56 canções foram classificadas para serem apresentadas durante as seletivas em cinco cidades. Quinze foram escolhidas para a final, e uma foi classificada pelo voto popular na repescagem. A final foi realizada em duas noites. Oito músicas foram apresentadas na noite de sábado (25) e oito no domingo (26).
No fim da noite os vencedores foram anunciados. Em terceiro lugar ficou a canção “Mundão não acaba não”, dos intérpretes Zé Quito e Zé Augusto. A segunda posição ficou em família. José Neto e Nivaldo Aquino, pai e filho, interpretaram a canção “Ponteio de pagode bruto”. A campeã do concurso em 2014, Vanessa Oliveira, conquistou o bicampeonato com a música “O progresso passou longe”.
A compositora afirma que mostrar sua música para o público é a realização de um sonho. “Me sinto completamente realizada. Eu sempre tive esse sonho de mostrar para as pessoas um pouco da minha música. Chegar até aqui duas vezes e conquistar o título de forma consecutiva é uma emoção muito grande, só tenho a agradecer, principalmente a Deus”, comemora.
Após três meses de concurso, o organizador Ney Barbosa ressalta que os resultados são positivos. “Essa edição foi sensacional, um sucesso total de público e de crítica. O nível das músicas foi excepcional, e só temos a agradecer tanto aos violeiros, compositores, a Inter TV, e os parceiros. A música raiz andou adormecida por mais de 40 anos. Agora a gente faz esse trabalho para resgatá-la”, enfatiza.
Cácio Xavier, gerente de Jornalismo da Inter TV, salienta a importância do Festival Viola dos Gerais para a região. “A gente tem a honra e o privilégio de dar palco a essa cultura tão importante, a esse patrimônio que é a musica sertaneja raiz. A inter TV está feliz por oferecer esta oportunidade, de mostrar a força e a identidade dessa música maravilhosa”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário