segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Jovem empreendedora de sucesso

Ex-aluna da Escola do Sebrae gerencia cinco franquias de sanduíches da família

Desde muito nova, Maria Rachel Cabral Ribeiro sempre teve interesse em assumir os negócios da família, uma rede de franquias de sanduíches naturais. Depois de concluir o ensino fundamental, ela decidiu estudar na Escola de Formação Gerencial (EFG) do Sebrae Minas. Ao se formar, em 2011, já gerenciava três das cinco franquias da família. Ter apenas 19 anos não foi um empecilho para a empresária que, em pouco tempo, estava à frente de todo o negócio.
“No início eu assumi três franquias, hoje eu cuido das cinco lojas em Belo Horizonte, Contagem e Itabira”, conta. O fato de ser muito jovem surpreende fornecedores e novos funcionários. “O primeiro impacto é sempre o mesmo – as pessoas ficam impressionadas com a minha idade, mas com o tempo se acostumam. A relação é bem tranquila”, relata.


ria Rachel diz que a formação recebida naEscola de Formação Gerencial foi essencial para que pudesse operar as franquias. “Quando assumi o negócio, a única base que eu tinha era a da escola do Sebrae”, lembra. Segundo a jovem, os projetos da EFG, como o Empresa Simulada, fizeram a diferença. “É muito importante ter uma visão geral do negócio e aprender os processos na prática. Muito do que eu aprendi eu aplico nas franquias, e isso é um diferencial”, destaca.

Atualmente, Maria Rachel cursaAdministração e sua rotina é dividida entre os estudos e o trabalho. “Não tenho horário fixo. Às vezes trabalho em casa ou visito as lojas, faço avaliações, treinamentos e converso com os gerentes. É bem dinâmico”, conta.

Para a jovem, ter estudado na EFG foi um marco na sua vida pessoal e profissional. “Eu era uma pessoa antes de entrar na escola, e saí outra, muito mais madura, preparada e decidida sobre o que queria para o meu futuro”, revela. O principal aprendizado, segundo ela, é que “empreender é diferente de administrar. É pensar diferente e ir além para ter melhores resultados”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário